loading

Blog

Quarto de Casal branco

Como mobilar o Quarto de Casal

Quarto de casal GenesisDecor©

Ao escolher mobiliário para um quarto de casal há vários factores a ter em conta de modo a que esta zona da casa corresponda ao uso que lhe vai ser dado no dia a dia.

Assim, deve-se considerar que funções irá o quarto desempenhar. É um espaço de descanso, apenas para dormir? Será utilizado para lazer, como ver televisão ou ler? Será local de trabalho ou estudo?  Que espaço para arrumos e roupa será necessário?

Todos gostaríamos de ter um quarto muito espaçoso que acomodasse todas estas possibilidades. Contudo, muitas vezes tal não é possível, sendo necessário planear bem a organização do espaço limitado do quarto.

Para um quarto de casal a exigência pode ser ainda maior uma vez que este espaço é dedicado a duas pessoas.

O MOBILIÁRIO ESSENCIAL

O mobiliário indispensável é, sem dúvida, uma cama, roupeiro e mesinhas de cabeceira. Cómodas e camiseiros são peças  que também podem ser incluídas, mas podem ter a desvantagem de roubar espaço ao quarto e não proporcionar tanta arrumação quanto isso. Deve ter-se em atenção a distribuição do mobiliário pelo quarto, deixando um espaço adequado para circulação, de modo a evitar dedos magoados e desconforto.

O mobiliário por medida oferece a vantagem de todo o mobiliário ser planeado de acordo com o espaço disponível e com as necessidades de cada pessoa. Não é a pessoa que se adapta ao mobiliário, mas o mobiliário que se adapta ao espaço e à pessoa.

QUARTO PARA DESCANSAR

Primeiro que tudo o quarto é um local de descanso. Assim, uma cama com um tamanho adequado e colchão confortável é essencial. Quando se compra um colchão é para ser utilizado por largos anos, por isso, pode valer a pena investir num colchão de qualidade que nos proporcione um bom sono.

O quarto pode também ser um local de lazer. Sabe bem ver um filme no quentinho dos cobertores ou ler um livro antes de adormecer. Assim, deve ter-se em consideração o enquadramento da televisão no quarto. Para que não se vejam os fios, pode colocar a TV num móvel que os esconda e ainda tenha uma prateleira para aparelhos de televisão por cabo.

Já as mesinhas de cabeceira devem ser pensadas para acomodar livros ou revistas, comandos, um candeeiro e um copo ou garrafa de água.

Mobília de quarto de casal por medida, que conjuga dois materiais: Branco Listrado e Carvalho

QUARTO PARA TRABALHAR

Por vezes o tipo de trabalho que se tem implica que muitas tarefas sejam realizadas em casa. Quando não temos uma mansão ao nosso dispor, o escritório tem mesmo de ser no quarto. É nestes casos que é ainda mais necessário planear bem como será organizado o espaço do quarto. Certamente será necessário uma secretária com algumas prateleiras ou gavetas. Se se puder criar uma solução de mobiliário integrado, tanto melhor. Isto significa que o escritório no quartopoderá ser uma continuação natural do próprio mobiliário e não terá um aspecto um pouco alienígena.

Uma cama de parede oculta pode também ser uma solução a considerar nestes casos. Enquanto a cama está fechada, o quarto é um escritório. Quando se abre, passa a ser um quarto.

Escritório com cama embutida GenesisDecor©

Escritório com cama embutida GenesisDecor©

QUARTO COMO ESPAÇO DE ARRUMAÇÃO

O quarto é também um local de arrumação. É aqui que guardamos as nossas roupas e sapatos para o dia a dia e, muitas vezes, roupa de cama como lençóis, cobertores, toalhas, etc. É importante considerar que espaço do quarto será destinado ao roupeiro e a organização interior do mesmo. Como prefere arrumar roupa? Pendurada? Dobrada? Tem muitos vestidos ou casacos compridos que devam ser pendurados? Ou são mais camisas? Este tipo de questões são o guia que permite definir um interior de roupeiro a nível de varões, prateleiras, gavetas e outros acessórios (como varões extensíveis, calceiros, sapateiras, entre outros). Tendo tudo isto em consideração conseguirá organizar a sua roupa sem que fique sobreposta e amarrotada.

Roupeiro por medida GenesisDecor

Um espaço que muitas vezes é esquecido e desaproveitado a nível de arrumação é a parede acima da cabeceira da cama, da porta ou das janelas. Na GenesisDecor, muitas vezes sugerimos a utilização de móveis suspensos nestas zonas, que nunca seriam usadas como zona de circulação, de modo a que seja possível libertar espaço no resto do quarto.

Para além do roupeiro e cama, podem ser utilizadas cómodas e camiseiros, contudo estes são melhor aproveitados quando estão integrados no mobiliário do quarto e não são um móvel solto.

Mobília de quarto de casal por medida. Inclui roupeiro, móveis suspensos e armários para sapatos.

Mobília de quarto de casal por medida. Inclui roupeiro, móveis suspensos e armários para sapatos.

Mobília de quarto de casal por medida. Inclui roupeiro, móveis suspensos e armários para sapatos.

Quarto de casal GenesisDecor

CORES E AMBIENTE

As cores a escolher para o quarto também são relevantes. Usar tons mais claros cria um ambiente mais leve, apropriado para descanso. Contudo, se abusar do branco, por exemplo, pode criar um ambiente demasiado impessoal, acabando por se tornar desconfortável. Para diminuir o impacto desta cor pode utilizar roupa de cama, papel de parede e peças decorativas com outros tons para criar algum contraste.

Mobília à medida de quarto de casal em branco, com apontamentos de cor em papel de parede e na roupa de cama.

Por outro lado, pode também escolher conjugar materiais de tons distintos: branco com cerejeira, nogal ou carvalho cria um contraste muito interessante no próprio mobiliário. Existem também brancos com texturas como o TopFace ou Branco Listrado que dão um toque diferente a um simples branco.

Também é possível optar por tons de madeira castanhos que criam um ambiente mais quente e acolhedor. A conjugação de materiais é aconselhada para criar mobiliário menos monótono.

Mobília de quarto de casal por medida, que conjuga dois materiais: Branco Listrado e Carvalho.

SHARE THIS
No Comments

RELATED POST

Cama de parede rebatível em sala

Camas de Parede Ocultas: regresso ao futuro.

As camas rebatíveis ocultas não são uma invenção do século XXI, mas estavam caídas no esquecimento. Muitas vezes somos abordados por pessoas que vêem as nossas camas e fazem questão de falar connosco relembrando os tempos de criança em que tinham uma e que era o que permitia viver um […]

25/05/2015 0
Cama Murphy de 1923, Nova Iorque

Camas de Parede Rebatíveis: uma história de amor.

As primeiras camas rebatíveis conheceram a luz do dia por volta de 1900, pela mão e invenção de William L. Murphy. Reza a lenda que a sua motivação foi nada mais, nada menos que o amor. Murphy vivia em São Francisco, num apertado T0, que, claro, tinha que servir de […]

25/05/2015 0
Mobiliário de escritórios com cama de parede

Vantagens do Mobiliário por Medida

1. Está sempre acompanhado. Isto é, há um designer, habituado a lidar com mobiliário e aproveitamento de espaço, que o ouve, está interessado em ajudá-loa resolver o seu problema e tem os conhecimentos adequados para o fazer. 2. Poupa tempo e esforço: A montagem é feita por profissionais. Tem uma […]

25/05/2015 0